terça-feira, novembro 14, 2006

O pior português de sempre

Aceitei o desafio do IP e do Eixo do Mal para escolher o pior português de sempre. Na minha lista estavam Santana Lopes, Manuel Pinho, André Sardet, Toy e José Maria Martins. Mas, depois de muito ponderar, surgiu-me o nome de alguém, que, para mim, tem ainda mais culpa da situação deprimente em que o país se encontra.

A minha escolha

Era uma jovem morena, bonita e conquistou os amores de uma figura pública, com algum dinheiro. A história tem tudo para ser um conto de fadas, não fossem as particularidades da personagem principal. Chamava-se Maria Severa, era fadista num tempo em que os fadistas eram mal vistos e cantava como se carregasse nos ombros os males do mundo.

O romance que viveu com o conde do Vimioso foi tema de mexericos a um nível semelhante aos dos amores e desamores da Elsa Raposo. Dizem que esse amor foi tão intenso, que acabou por matá-la (a versão médica aponta para Tuberculose, mas isso não seria suficientemente trágico).

Depois de morta tornou-se musa de muitos poetas e fadistas que cantavam o amor maldito, a tristeza e a nostalgia.

Já diz o fado: "Ó gente da minha terra/agora é que percebi/essa tristeza que trago/ foi de vós que recebi". A culpa de o povo português ser tão depressivo e trágico, saudosista, que olha com saudade as glórias do passado e parece que carrega os males do mundo nas costas é, em grande parte, deste mito que nos acompanha desde o século XIX.

Por isso, para mim, o pior português de sempre é Maria Severa.

1 Comments:

Blogger C. said...

concordo plenamente!!!excelente blog amiga;)

21 novembro, 2006 18:50  

Enviar um comentário

<< Home