sexta-feira, novembro 10, 2006

Um concerto inesquecível

Em pouco mais de duas horas, o britânico Jamie Cullum conquistou o Coliseu de Lisboa, num concerto que certamente os presentes não esquecerão tão cedo. Se é verdade que a sala estava cheia, também é verdade que o talento do 'menino-prodígio' ainda não tinha convencido toda a gente, mas foi só uma questão de tempo.

Os britânicos Nizlopi, desconhecidos de muitos os que estavam no Coliseu, foram uma boa surpresa. Animaram o público, criaram uma empatia com a assistência, que acabou por ser um aperitivo para a interacção que Jamie Cullum criou depois.

Com três álbuns na bagagem, a irreverência característica da idade e um talento excepcional como entertainer, Jamie Cullum agarrou a audiência logo aos primeiros acordes. O concerto inseriu-se na tournée que dura há 18 meses para promover o álbum "Catching Tales", mas as músicas de "Twentysomething" e "Pointless Nothing" também não foram esquecidas. As duas horas em o britânico esteve em palco foram uma viagem do jazz ao pop, com um cheirinho de samba.

Com "Photograph", "Get your Way" e "I get a kick out of you", o músico animou o público heterogéneo que compunha a sala. "What a difference a day made" foi um dos primeiros momentos intimistas do espectáculo, onde o talento e a voz do britânico vieram ao de cima.

Com Jamie Cullum, o público não se limita a ficar sentado e assistir, é impelido a participar, a cantar, a dançar e até a subir ao palco e tocar com os músicos. Em "These are the days", foi a assistência quem cantou as partes instrumentais e em "London skies" foram todos convidados a sambar. Foi óbvio que o músico se diverte em palco e adora interagir com o público. Na assistência, a retribuição foi total.

Contou histórias, brincou com o público e mostrou que o palco é mesmo onde se sente bem. O britânico protagonizou alguns momentos de humor. Falou das exigências da indústria musical, da pressão para fazer álbuns, vender discos e casar com Cameron Diaz, numa clara alusão a Justin Timberlake, cuja música "SexyBack", Jamie Cullum chegou mesmo a interpretar, juntamente com o hit das Pussycat Dolls, "Don't Cha".


Já perto do final, o músico convidou o público a aproximar-se, e foi com grande parte da assistência colada ao palco que Jamie Cullum interpretou "High and Dry", dos Radiohead. Seguiram-se "Twentysomething" e "I could have danced all night", que encerraram o concerto.

No final, todos pareciam rendidos. O músico prometia voltar daqui a um ano e o público garantia que foi uma grande noite de música.

(Texto meu do IOL música, vão lá espreitar e ver as fotos de Manuel Lino, garanto-vos que valem a pena)