quarta-feira, janeiro 31, 2007

Num sítio badalhoco sem condições nenhumas, Sim! Num estabelecimento de saúde autorizado, Não!

sexta-feira, janeiro 26, 2007

A caminho de Dublin

A equipa do Antíteses e Eufemismos (ou seja, eu) está a caminho da Irlanda. O programa inclui uma visita a um castelo (supostamente) assombrado, uma viagem pela costa, entre escarpas rochosas e campos verdejantes saplicados de ovelinhas, e um mergulho pelo melhor de Dublin, incluindo muitas pints de guiness e kilkenny em Temple Bar.

Lá para terça-feira estou de regresso ao meu Portugal, isto é, se não me puserem a conduzir lá pela Irlanda, porque era certo e sabido que me perderia e acabava imediatamente por ir dar ao NorteShopping (descobri que todas as ruas do mundo vão lá parar).

terça-feira, janeiro 23, 2007

"Nós temos a idade dos nossos preconceitos..."

Ouvi esta frase durante uma marcha de um dos movimentos pelo Sim à despenalização do aborto e identifiquei-me logo com ela. Acho que devemos encarar qualquer situação com uma mente aberta e ouvir/ver ambos os lados da questão com a mesma boa-vontade.

segunda-feira, janeiro 22, 2007

E tudo o mar levou

Ao ver a destruição que a força das ondas está a causar nas dunas da Caparica não consigo deixar de recordar os tempos em que por lá passeava. A diminuição da linha de costa já era um fenómeno visivel, mas nunca pensei que fosse chegar a este ponto.

O grande alarido que tem sido feito impede que o assunto caia no esquecimento. Mas no esquecimento cairam já outros locais belíssimos da nossa costa, que o mar vai devorando, dia após dia e que, por não haver povoações em risco, não chegam às primeiras páginas dos jornais nem ao prime time televisivo.

quinta-feira, janeiro 18, 2007

Espírito de campeão

A prova é dura e ao fim de várias etapas o corpo já dá sinais de cansaço, mas, mesmo assim, os portugueses mostram que são resistentes e vão ganhando notas positivas no Dakar. Uns vencem etapas e vêem os nomes figurar nos primeiros da classificação. Outros vencem as dificuldades e mostram que têm espírito de campeão.

À nona etapa, Pedro Bianchi Prata, o piloto portuense, estreante nas andanças do Dakar, ficou sem o pneu de trás. No meio do deserto, o motard não teve outra hipótese, senão continuar a andar, só com a jante. Demorou 16 horas a percorrer os 128 quilómetros que o separavam do CP1. Mesmo cansado, ainda conseguiu trocar a roda por uma cedida por um piloto que tinha desistido. Era 1 hora da manhã quando saiu do CP1, mas nem isso o demoveu e o portuense acabou mesmo por fazer a especial... durante toda a noite.

Eram 7 horas da manhã quando Pedro Bianchi Prata chegou ao acampamento e já não havia tempo para dormir. Trocou as rodas e o escape de seguiu para a especial seguinte.

O objectivo do piloto é terminar o Dakar e realmente, persistência não lhe falta. Nem só de espírito se faz um campeão, mas sempre ouvi dizer que dos fracos não reza a história, por isso, pelo menos no meu blog, o portuense já ganhou uma etapa neste seu primeiro Lisboa-Dakar.

domingo, janeiro 14, 2007

Thumbs up

Fiquei agradavelmente surpreendida por saber que a exposição de Amadeo Souza-Cardoso, patente na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, foi um grande sucesso. Inaugurada a 14 de Novembro de 2006, a mostra tem sido uma das mais visitadas de sempre na instituição.

Chegado o último dia, e porque não há possibilidade de prolongar a mostra, devido a compromissos com os proprietários das obras, a instituição decidiu alargar os horários e a exposição está assim aberta ininterruptamente desde as 10:00 de sábado até às 24:00 de hoje (domingo).

Os visitantes são de todo o país e, pelo que pude ver, levam uma enorme dose de paciência para a Gulbenkian. Ontem, houve quem tivesse de esperar mais de quatro horas para ver as obras do pintor de Amarante. À saída, as opiniões eram unânimes: «valeu a pena» [pena, tenho eu, que não pude ir ver a mostra].

A fundação espera que até ao fim do dia de hoje seja alcançado o número mágico de 100 mil visitantes. Tendo em conta que se trata de arte e não de futebol ou telenovelas, parece-me um excelente sinal de esperança para o futuro. Ah, e já agora, excelente foi também
a atitude da fundação que, ao funcionar durante a noite, permitiu que as obras pudessem ser vistas por mais pessoas.

quinta-feira, janeiro 11, 2007

Xiiii

Ainda só passou a primeira noite de comemoração do meu aniversário e já estou que não posso. Tendo em conta que ainda faltam 3 festas, com trabalho no dia seguinte, começo a duvidar que aguente, mas, citando alguém muito atravessada, que, por sua vez citou esse grande filósofo Jon Bon Jovi: «Gonna live while I'm alive I'll sleep when I'm dead».

quarta-feira, janeiro 10, 2007

Quem alinha?

Já ouviram falar do rali Plymouth-Banjul? É uma espécie de Dakar, mas em pobre. A edição deste ano conta com a participação de duas portuguesas, que garantiam não perceber nada de mecânica e planeavam vencer os obstáculos com um sorriso no rosto. Devem estar aí a voltar, a não ser que tenham sido trocadas por camelos.
Anyway, ao ler esta história deu-me uma vontade enorme de embarcar numa aventura destas, arranjar um carro velhito (é condição sine qua non) e partir por aí, deserto fora.
Ok, sei que odeio conduzir e faço tudo por uma boleia, mas a aventura seduz-me demasiado.
Há por aí alguém disposto a juntar-se a mim neste desafio?

Vândalos com mania de estrelas

Dois rapazes resolveram praticar actos de vandalismo em Évora. Como saltar em cima de carros não tem piada se ninguém vir, decidiram filmar e nem se preocuparam em esconder a identidade, já que um deles resolveu mostrar a cara e dizer o nome para a câmara.
Feito o vídeo, resolver procurar os 15 minutitos de fama a que cada um de nós tem direito, por isso, toca a fazer o upload e mandar as imagens para a net.
Como os polícias alentejanos também surfam na net, foram identificados e levados a tribunal.
As imagens não páram de passar em todas as tvs e foram distribuídas por vários sites. Que tal isto para 15 minutinhos de fama?

Não há respeito por nada

Alguém teve a feliz ideia de fazer grafittis nas paredes do mosteiro de Alcobaça, um dos monumentos candidatos à lista das sete maravilhas de Portugal.

Não tenho nada contra o graffiti e até defendo a criação de lugares próprios para a expressão desta arte urbana, mas estes comportamentos não abonam nada a favor dos writers.

Arranjem sítios para grafitar e deixem os monumentos em paz.

quinta-feira, janeiro 04, 2007

Não queria escrever mais sobre isto...

Emagrecer, nem que isso me mate

Tratam-se por annas e mias e têm um objectivo em comum: emagrecer. Não consideram a anorexia e a bulimia como doenças, mas sim como um estilo de vida, embora, muitas vezes, esses comportamentos as levem à morte.

A coberto do anonimato, rapazes e raparigas, alguns com apenas 13 anos de idade, juntam-se em comunidades virtuais e partilham experiências, truques para perder o apetite, provocar o vómito, enganar os familiares e amigos e de como suportar ficar dias sem comer. «Ajudem-me, por favor. Tenho 1.60m de altura e 49 quilos. Quero 37 quilos!!!! Preciso de ajuda!». Este apelo desesperado é um exemplo dos muitos que circulam nestes sites.

Thayrinne Machado Brotto, a jovem brasileira que morreu este domingo na sequência de uma bulimia, participava em algumas destas comunidades virtuais e na sua página pessoal anunciava reuniões de Annas e Mias, que se realizavam todas as noites através do Messenger.

Com uma simples pesquisa na internet foi possível encontrar vários desses sites. A maioria direccionada para raparigas, mas também há alguns para rapazes. São sobretudo páginas espanholas e brasileiras, mas há portugueses que os frequentam e também começam a surgir sites pró-anorexia e pró-bulimia em Portugal.

Fotografias de mulheres magras, sobretudo manequins e actrizes, não faltam. Kate Moss e Victoria Beckham são as maiores «inspirações». Estes são os modelos a seguir, os objectivos de vida das autoras dos sites. Também não faltam imagens de mulheres excessivamente gordas, o pior pesadelo das annas e das mias.

Aliás, colar fotos de pessoas muito magras e muito gordas no frigorífico e no espelho é um dos conselhos dados para manter a força de vontade e aguentar as privações e sofrimentos da anorexia e da bulimia. «Lembra-te do objectivo final: ser magra. Ninguém vai gostar de ti se fores uma vaca gorda», diz um dos sites.

Jogar com a baixa auto-estima das pessoas com distúrbios alimentares é aliás uma das armas destes sites. «Se emagreceres vais poder ver os teus lindos, lindos ossos», «as modelos que todos admiram são lindas, a imagem falada da perfeição. Elas são gordas? Não!», «pessoas gordas atraem pessoas gordas. Queres que porcos gostem de ti porque és igual a eles?», «as pessoas gordas são enormes, mas mesmo assim, as pessoas olham para elas como se não existissem. Já viste alguém não reparar em um esqueleto ambulante?».

Sugestões de dietas também não faltam. Além da contagem criteriosa das calorias, é possível encontrar planos alimentares em que as refeições principais são um iogurte light ou um tomate. E as dietas no food, em que o objectivo é ficar o máximo de dias sem comer nada. E há até quem faça concursos nos sites, a ver quem aguenta mais dias sem comida.

E depois há o incentivo. Em momentos em que a força de vontade os abandona, encontram nestas comunidades alguém que lhes recorda as vantagens de estar magro e de como «a comida não serve para nada, a prova é que se transforma em dejectos». «A anna e a mia são as tuas melhores amigas. Não te traem como a comida», afirmam.

«Já estive oito dias sem comer»

Vivem obcecados por emagrecer, contam as calorias que ingerem e tentam esquecer a fome. Nos momentos de desespero, viram-se para os sites e comunidades virtuais pró-anorexia e bulimia.

Saiba o que sofre quem vê a vida regida pelos disturbios alimentares, nas mensagens escritas pelos anorécticos e bulímicos:

«Quero morrer.... não sei porquê, mas quero. Preciso voltar aos meus 40 quilos, PRECISO!!!! Não aguento mais suportar esses 50 quilos. Porque é que tem de ser assim?»
«Maldita comida, parece droga, vicia. Odeio comer, odeio engordar, odeio comida, odeio... Quero ficar a parecer um esqueleto só de raiva».

«Domingo à noite, mais uma semana que termina... Uma semana de fracasso, de lágrimas e cortes na minha pele. Nova tentativa de suicídio, fracassada também... Não sirvo nem para me matar... Mas fazer o quê? A vida é assim. Um dia perde-se, no outro ganha-se... muitos quilos».

«Sendo uma esteticista posso dizer o quão nojento é ver uma pessoa gorda sem roupa. Portanto annas e mias, não desistam. Não somos doentes somos felizes».

«Sinto os meus batimentos cardíacos fracos e a capacidade dos meus pulmões meio reduzida. Não é agradável, mas é necessário, embora eu saiba que posso morrer antes, quero chegar aos 35 quilos».

«Já fiquei oito dias sem comer nada. Foram várias vezes. Depois, o corpo não vai aguentar uma quantidade estúpida de comida».

«As vezes, fico a pensar: «o que é que estou a fazer comigo? Mas não consigo deixar de ser assim, não posso. Doce ilusão!»

Estes são apenas alguns dos muitos testemunhos que podem ser encontrados nos sites pró-anorexia e bulima.

Doenças que podem levar à morte

«Ainda não consigo acreditar, não quero acreditar que já não estás aqui! Sinto uma culpa por tudo isto, afinal, tivemos um começo juntas. Maldita anna, mil vezes maldita! Se eu pudesse ter feito algo...». Este é um testemunho deixado num blog pró-anorexia, escrito por uma jovem brasileira cuja amiga tinha acabado de morrer vítima da doença.

As annas e as mias sabem que os distúrbios alimentares de que sofrem podem levar à morte. Vêem morrer amigas, familiares, pessoas das comunidades virtuais que frequentam e figuras públicas, mas não conseguem parar de fazer tudo para emagrecer.

«A morte da Patrícia fez-se pensar muito, e muito mesmo. Por isso desapareci do blog. Até aonde as coisas podem chegar?», questionava-se a mesma jovem, uns dias depois. Mas a compulsão continuou e no blog pode ler-se o esforço que continuou a fazer para ser magra, «para atingir a perfeição».

«Li num blog a notícia da morte de uma das meninas que participavam de lá. Uma que morreu pela anna... Fiquei a pensar umas coisas sobre mim, a minha mãe, a minha família, os meus amigos, os meus amores... veio tudo de uma vez só à cabeça e quase pirei...

Eu sei que estou quase no mesmo caminho... essas tonturas, dores de cabeça, o corpo que rejeita a comida por natureza sem forçar o vómito... a pressão baixa, a gastrite... até essa gripe de duas semanas eu sei que é por causa da anna, mas eu não consigo parar porque quero ser magra, não quero ser como essas porquinhas da vida que se acham lindas... Eu tenho direito de ser feliz!

Fico triste por saber que a anna mata, maldita!!!!!!! Estou revoltada porque quero sair desta situação, mas a anna mostra a minha vida como uma ponte... ela diz: atravesse a ponte até a cura, mas olha quem está lá à espera... O monstro «Engordar»... E fica essa palavra a martelar minha cabeça o dia inteiro... por isso é difícil sair desta vida. Enquanto eu tiver forças, vou até meu limite».

in PortugalDiário


http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?id=757749&div_id=291
http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?div_id=291&id=757742

Não tenho escrito... têm acontecido tantas coisas más à minha volta, pessoas que adoro estão a sofrer tanto... nada mais me parece importante. Mas a vida continua e rapidamente o blog voltará ao fulgor que tinha.

terça-feira, janeiro 02, 2007

Filosofia para 2007