quinta-feira, dezembro 28, 2006

Já a pensar no fim de ano

quarta-feira, dezembro 27, 2006

Tou farta de ti! Farta que me ignores, que me trates mal, que me faças sentir um lixo... Parafraseando a Ágata: «sai, sai da minha vida».

É uma doença, sim!

Mais uma vez tive que escrever um artigo sobre uma jovem que morreu na sequência de uma anorexia. Desta vez, era alguém que tinha passado pelo pesadelo de ser obesa e vivido a adolescência debaixo da lente deturpada de uma sociedade que a insultava e discriminava por ser assim.
Perder peso tornou-se uma obsessão, de tal forma que passava dias inteiros sem comer.
Mesmo assim, comparando as fotografias em que surge com peso a mais e aquelas em que aparece esquelética, só quando está magra se vê um sorriso.
Nem imagino o que será passar por esta doença terrível e revolta-me quando vejo/ouço as pessoas a comentar: «são manias de modelos», «não tenho pena, morreu porque quis»... É uma doença sim, meus senhores e demasiado trágica para continuarem a fingir que não existe.

Também a ignorância me parece uma doença demasiado generalizada neste momento.
Espero que estes casos sirvam de alerta e que nem eu, nem ninguém, tenha que noticiar mais uma morte por anorexia.

terça-feira, dezembro 26, 2006

Que boa forma de começar uma semana de trabalho! Uma boa notícia e um Pai Natal de chocolate deixado na gaveta por uma amiga muito querida. Assim vale a pena!

segunda-feira, dezembro 25, 2006

O amigo dos abracinhos

Pois é, experimentei e ganhei-lhe o gosto. Aprendi com a Cláudia e dou muito valor a um abraço amigo, sobretudo nos momentos em que a vida nos trata mal (mas devo desde já esclarecer, que os meus abraços não são maldosos como os dela).

E assim, sem mais, encontrei num novo amigo um abraço sempre pronto a ser dado quando precisei. Sem muitas perguntas (apesar de ser cusco e tísico), e mesmo sem saber, esteve presente em alguns dos momentos mais dificeis deste meu último mês de 2006.

Quando me viu triste, ou com um sorriso demasiado amarelo para ser verdadeiro, lá estava o abracinho amigo pronto (e alguns pezinhos de dança). E sem confusões à mistura, já que para ele, eu sou um homem, mas de cabelo comprido :p

Como ando numa de lamechices, aqui fica o meu obrigada pelos abracinhos e espero que venham mais em 2007.

PS. Como vês, não me esqueci da mensagem de Natal, nem te safaste de um post neste grande blog

Onde anda o Pai Natal?

Ainda não recebeste os presentes? Vê onde anda o Pai Natal

sábado, dezembro 23, 2006

Adeus Saxo

Soube agora que a Su se desfez do Saxo e confesso que foi com alguma tristeza e até uma pequena lágrima no canto do olho que li o post de despedida. Aquele carro foi uma peça fundamental na vida de muitas pessoas, sobretudo estudantes da FLUP ou as meninas da TFFLUP.
É mais um sinal de que o tempo passa e que os anos de estudante vão ficando cada vez mais presos ao passado.
Aproveito este momento de nostalgia para mandar um beijo (hoje estou imparável nos beijos) a todos os que partilharam aqueles 4 magníficos anos comigo.

2006...

Ando há dias para escrever este texto, mas, sinto algum receio de fazer o balanço de um ano antes de ele acabar... e se vem por aí um tsunami? Mas hoje deu-me para isto e cá vai.

2006 começou em grande. Lembro-me de nos primeiros dias do ano olhar com impaciência e um pânico terrível o desafio que me aguardava. Era a minha primeira campanha eleitoral a sério e o meu maior desafio profissional até ao momento. 15 dias muito complicados na estrada, mas no final, o sentimento do dever cumprido e algum orgulho até por as coisas terem corrido bem.
Foi o momento alto dos meus 3 anos de jornalismo e uma das etapas mais marcantes da minha vida.

Depois, foi lutar para agarrar uma das coisas que mais gosto no mundo: o meu emprego. Mais uma vez, as coisas correram bem, por isso, o balanço é mais do que positivo.

Este foi também o ano de consolidar amizades, sobretudo com pessoas que trabalham comigo todos os dias.
Como é possível aturar-me durante toda a semana e ainda ter paciência para estar comigo ao fim-de-semana? E como é possível juntar tantas pessoas fantásticas num jornal tão pequeno? São as dúvidas que me inquietam.

Já no final do ano surgiram mais pessoas especiais. Cada uma à sua maneira foram mudando a minha vida. Umas entraram devagarinho e ganharam aos poucos um lugar no meu coração. Outras, chegaram e abancaram como se fosse tudo delas. Desarrumaram os móveis e instalaram-se de malas e bagagens, com muita loucura e agitação à mistura. São todos muito bem-vindos e espero que fiquem por muito tempo.

Em 2007 espero manter por perto todas estas pessoas especiais. Os amigos recentes e os que nunca sairam de perto de mim (pelo menos do meu coração).

A todos vocês (e não preciso de dizer quem são, vocês sabem) obrigada por terem enchido o meu ano de calor e por estarem lá sempre que precisei.

Adoro-vos!!

Nos amores, o ano foi mais complicado... não é sempre? O complicador continua a funcionar a 1000 km/hora e a meter-me em sarilhos.

Iludi-me, desiludi-me, caí e levantei-me, mas sempre com o suplesse que me é natural ;) Houve quem voltasse ao lugar devido de amigo do peito, de onde nunca deveria ter saído, e quem tivesse uma saída airosa e atempada da minha vida.

Aos que só me queriam como uma aventura barata, lamento, tenho demasiado nível para isso!

Houve páginas viradas e capítulos que ainda mal começaram. Agora, vejo-me diante de uma página cheia de linhas tortas, onde espero saber escrever direito. Pelo menos, é essa a minha intenção.

É verdade, amei e chorei na mesma proporção, mas não é isso que dá cor à vida? Mas prometo desligar a porcaria do complicador e tentar viver mais.

Desejo apenas um 2007 tão louco e animado como 2006, para mim e para todos vocês que dedicam algum tempo a ler os considerandos que escrevo.

Como é possível que me tenha esquecido de mencionar o Quebra-ócio?!?! Foram só 4 fins-de-semana que passei com aquele grupo doido de gente que faz da diversão uma arte, mas foi o suficiente para marcar este final de ano. Conto com vocês para animar os meus fins-de-semana de 2007.

Porque gosto de vocês



Porque gosto de vocês, aqui fica uma musiquinha de Natal sem lamechices e, para vos castigar mais, peguem beijos, beijos e muitos beijos. Aproveitem, estou bem disposta.

sexta-feira, dezembro 22, 2006

Dia do Orgasmo

Seguindo o conselho da Di, bora lá fazer alguma coisa pela paz no mundo.
Vou fazer um esforço pela paz, porque eu até nem gosto nada destas coisas ;)

Índice a subir em flecha

Oki, eu sei que não há um índice sariano, mas se houvesse, tinha subido em flecha para os 18, no mínimo. É incrível como uns sms carinhosos e um encontro casual com um ex-namorado giraço dos tempos liceu (que não foi embora enquanto não lhe dei o meu número de telefone) nos faz sentir bem e levanta o ego de uma mulher.

É um excelente augúrio para o novo ano que se aproxima. Se começar da forma como está a terminar este, vai ser bem doido.

Ah, uma pergunta para o jovem que me tem enviado os sms enigmáticos a dizer que sou indomável: Hein???
Vá lá uma rapariga perceber os homens!!

Feliz Natal

Não tou para isto, mas ninguém tem culpa, por isso, Feliz Natal a todos!

Hoje, deu-me pra isto

Queria escrever o tal texto de balanço de 2006 que ando a prometer há uns tempos, mas não me sai nada. Não sei se é da gripe brutal, se do álcool que ainda me corre nas veias, fruto dos excessos dos últimos dias.
Só me sai isto:

«Deixa-te levar por mim
Deixa-me dar-te o mundo assim»

Ok, é a letra de uma música dos 4Taste, mas não quero saber.
No meu blog escrevo o que quero, quando quero. É o único lugar em que sou realmente livre de amarras, de críticas e até de auto-censura. A vida é demasiado curta para perdermos tempo com coisas parvas, momentos vazios e sentimentos inuteis.

quarta-feira, dezembro 20, 2006

Rapidinhas

Hoje não estou em dia de muitos considerandos, por isso, vai por rapidinhas:

1 - O pé tá bom, recuperado, pronto para outra, mas, se possível, não tão cedo.

2 - Disseram-me que preciso de fazer um F5 na minha cabeça. Concordo plenamente, mas não sei onde fica o raio da tecla.

3 - Ainda não consegui efectuar a ordem de despejo, mas começa a tornar-se um caso sério.

4 - Não vale a pena tentar afogar as mágoas. Não morrem com líquidos (nem com gin tónico) e a ressaca é tramada.

5 - Se houvesse um índice sariano, hoje estaria no - 2, por isso, ainda bem que não há.

Posto isto e, se continuar com esta má disposição, vou fazer um retiro sabático, para ver se volto com a energia de sempre.

Para quem gostar desta quadra, Feliz Natal, para quem não gostar, que seja feliz na mesma :)
Tenho de deixar-me destas coisas. Espero que 2007 me traga paz e sossego.

segunda-feira, dezembro 18, 2006

Actualização do estado do pé

A quem possa interessar (e para não se sentir na obrigação de perguntar):

O pé tá muito melhor, apesar da nódoa negra gigante em volta do tornozelo. Já só me dói quando ando, mas sempre é uma forma de me lembrar de vocês :)

Beijinhos e caiam por cima de mim sempre que quiserem
Espelho meu, espelho meu, haverá alguém mais burro do que eu?

Burra, burra, burra... é só o que me apraz dizer hoje.
A dependência é uma besta
Que dá cabo do desejo
E a liberdade é uma maluca
Que sabe quanto vale um beijo

(Jorge Palma, "A Gente Vai Continuar")

domingo, dezembro 17, 2006

A pior coisa do mundo é acordar de ressaca ao som do André Sardet!

(Acabei de banir o gin tónico da minha vida)

sexta-feira, dezembro 15, 2006

Amor: ridículo, desajustado, incongruente

"[...] Quase tudo no amor é ridículo, desajustado, incongruente: o amor é um lugar fora da cidade e dos seus sacramentos, a milhas da razão, estranho à cultura, arredado da educação, a contas com a justiça - nunca há justiça no amor e, misteriosamente, os envolvidos acreditam que ela acontecerá e suplicam todos os dias pela impossível clemência.

O facto de o amor se encontrar fora da razão é potenciador de charadas notáveis. Em geral, as pessoas continuam a querer perceber o amor, como se fosse plausível tentar questionar o que está fora da lógica e da ciência.

A análise aplicada do fenómeno continua a entreter toda a gente - e a sustentar psiquiatras e "cientistas" da auto-ajuda. E nunca há nada para explicar: aquele que ama está fora da lei, da lógica ou do pensamento. É um imbecil à solta.

Como a ideia de que uma parte da vida se possa situar fora da razão é insuportável, todas as culturas tentaram fórmulas para disciplinar a anormalidade social do amor. O sucesso é relativo. Não há nada a fazer, não há nada a dizer. E, no entanto, todos os dias se escrevem tratados sobre o assunto que o cantor xaroposo resume, ao fim e ao cabo notavelmente, no seu refrão: Eu não sei o que me aconteceu/foi feitiço o que é que me deu/para gostar tanto assim/de alguém..."

(Ana Sá Lopes in DN)

quinta-feira, dezembro 14, 2006

O presente

Hoje fui comprar o meu presentinho para a tradicional troca de prendas exóticas (é verdade, volta a realizar-se). Acho que a pessoa que o receber vai gostar, mas, não consigo deixar de pensar que daria umas utlizações interessantes ao presente...

quarta-feira, dezembro 13, 2006

Problema de expressão

Não há hipótese! Não consigo compreender-te e, pelos vistos, também não consegues compreender-me. Parece que não falamos a mesma língua.
Só quando, por breves instantes, os nossos olhares se cruzam consigo perceber o que estás a dizer.
Naquele momento dizemos os dois a mesma coisa. Queremos os dois a mesma coisa (penso eu)

Eu, Carolina

(Recebido por e-mail)

Em rigoroso exclusivo nacional, publicamos um excerto do livro "Eu, Carolina Salgado" por incúria não incluído na obra agora à venda em todas as grandes superfícies comerciais. Pelo manifesto interesse público do excerto, e depois de garantido o consentimento da autora, reproduzimoze-le-o… reproduzimo-si-o…reproduzimo-li-e-o… enfim, pomo-se-le-o já a seguir. Arre!

10 de Abril
O Jorge Nuno está inquieto. Os nervos estão à flor da pele e já me assentou duas lambadas sem motivo aparente. Mas eu sei a causa. O FC Porto vai receber o Riopele para a Taça de Portugal e, sem caldinhos com os árbitros, ele desconfia que vai perder.
Ofereço-me para mandar espancar o presidente do Conselho de Arbitragem da Liga. Diz-me que não, que dá muito nas vistas.
Está a amolecer com a idade. E não me refiro só às capacidades para dirigir o clube.

11 de Abril
O alternadeiro do talho, aqui no Amial, disse que não me fia mais nada sem ver dinheiro.
Mandei espancá-lo com um barrote cravejado de parafusos, claro está.
Eu não sou dura. Foi a vida que me fez assim.

14 de Abril
Está-se mesmo a ver: sexta-feira à noite e, em vez de sairmos, sua excelência quer jantar em casa com árbitros.
E os ares sebosos dos tipos?
Um é careca, o outro tem um bigode que me faz lembrar um azeiteiro que trabalhava no Calor da Noite.
Só falam de foras-de-jogo e penalties. E só comem fruta e doces, os alarves!
Há semanas que não se come outra coisa cá em casa.
Ao menos, não se perdeu tudo. O Jorge Nuno prometeu-me que me levava este fim de semana ao estrangeiro para ver monumentos e coisas assim. Vai ser tão romântico!

15 de Abril
Grande besta! O fim de semana romântico no estrangeiro, afinal, foi só eu, ele e… mais 300 Super Dragões em Gelsenkirschen. E a o monumento era o estádio dos alemães.
Nunca fui tão apalpada na minha vida. Esta gente não sabe que eu sou uma senhora.

17 de Abril
As finanças recusaram a minha declaração de IRS: não me deixam deduzir a aquisição de um varão Inox nas despesas de "material profissional".
Sabem eles que isto custa os olhos da cara? Ou pior.
Conheço um rapaz que é trolha em Freamunde. Muito jeitoso de mãos. Pedi-lhe para espancar o chefe do 13.º bairro fiscal do Porto.

18 de Abril
Afinal, era engano. O varão pode ser deduzido no IRS.
Se o chefe do 13.º bairro fiscal ainda tivesse nós dos dedos, poderia ser ele a fazer a dedução.

19 de Abril
O Jorge Nuno revelou-me hoje que vai voltar para a primeira mulher.
De súbito, a minha memória reavivou.
Estou a lembrar-me de tudo.
Tenho provas de que o Jorge Nuno esteve envolvido em todas as trapaças do século XX, desde a falsificação das notas do Alves dos Reis até ao atentado falhado contra o Salazar em 1930. E se a TVI me pagar mais, ainda posso comprovar que foi ele quem trouxe a peste negra e o maestro António Vitorino de Almeida para Portugal. E que o terramoto de 1755 só escavacou Lisboa e arredores porque ele mandou.
For every piece of me that wants you, another piece backs away.

terça-feira, dezembro 12, 2006

Memórias na areia

Tudo começou em 2000 quando um amigo muito especial, que depois viria a ser ainda mais especial, me enviou pelo correio areia da Costa de Caparica. Era uma forma de me fazer sentir mais próxima de um local onde, na altura, não podia estar.
A minha mania de coleccionar areia voltou dois anos depois, quando trouxe a areia laranja do deserto do Sahara, para preservar as lembranças desse lugar mágico.
Dentro dos frasquinhos, há ainda memórias do Nordeste brasileiro numa areia branca muito fina.
Mais sólido, em forma de pedra, tenho ainda um pedaço do Grand Canyon, trazido por uma amiga que também aprecia as lembranças da natureza.
Hoje chegou a mais recente aquisição, preta, vulcânica... a areia mexicana de Boca del Cielo, lugar paradisíaco que ainda não tive o prazer de visitar. [Já sei que deu muito trabalho esta recolha, sobretudo depois das contingências estranhas que as viagens têm às vezes e, por isso, agradeço novamente, para não me chamarem ingrata].
Vou juntando pedacinhos do mundo em minha casa que me alimentam por instantes a fome de viagens e me levam para longe. Recordo, com saudade, as areias mágicas que pisei e anseio visitar as que ainda não conheço.
Em Janeiro, a minha busca pela areia do tempo e do espaço segue para Dublin.
Bon Voyage

segunda-feira, dezembro 11, 2006

Ser adulto...

«Ser adulto não é a perda da irreverência, é o medo da penhora». (Frase roubada do blog da Tangerina)

Café à Benfica

Depois do café cheio, café curto e da "italiana", chegou ao mundo
dos cafés mais uma inovação...


Um indivíduo, chega a uma pastelaria e diz:
- Quero um café à Benfica!
O empregado estupefacto pergunta:
- À Benfica?? Como é que eu tiro isso ?
- é fraquinho, muito fraquinho...

Prémio

Os European Enterprise Awards (da Comissão Europeia) premiaram este ano o projecto «Empresa na Hora», que permite acelerar o processo de constituição de uma nova empresa através da Internet, com o prémio europeu de iniciativa empresarial na categoria de «Redução de Burocracia».
É o choque tecnológico no seu melhor!

quinta-feira, dezembro 07, 2006

Inquilino incómodo

Descobri que o meu coração, à semelhança de tantos que por aí andam, é um T1 e já está ocupado. O inquilino não é dos mais recomendáveis e por isso, quero tirá-lo de lá.
Já procurei no novo regime de arrendamento urbano, mas não arranjo forma de o expulsar... alguém tem alguma sugestão?

quarta-feira, dezembro 06, 2006

Coisas deste nosso Portugal

- Foi às 20 horas de quinta-feira que Cavaco anunciou que ia convocar o referendo e a data em que se realizaria, mas a meio da tarde, Ribeiro e Castro, líder do CDS/PP, já tinha emitido um comunicado a dizer que concordava com a data.
Terá sido premonição?!?! Uhuhuhuhu

- Esta tarde, a comissão provisória do Parlamento Europeu que está a investigar os voos da CIA deslocou-se à Assembleia da República, onde tinha uma reunião agendada com os deputados portugueses. Quando lá chegaram, a porta da sala estava fechada. Jaime Gama (presidente da AR) afirmou que não tinha sido avisado da reunião a tempo.
Foram então para o gabinete do grupo parlamentar do PSD, onde reuniram com todos, menos com o PS, que se recusou a lá entrar. Depois, reuniram alguns minutos com os socialistas no seu grupo parlamentar.
Só me apraz dizer: «O quê»?!?!

- Devido ao trânsito do Porto, hoje particularmente complicado devido ao jogo da Liga dos Campeões (competição onde o meu FCP continua firme e hirto), José Sócrates chegou atrasado à homenagem dos eurodeputados socialistas a Mário Soares.
É para verem o que eu sofro todos os dias nesta cidade!

Bom e barato

Deu-me para imitar o Ivar e mostrar que também encontro pechinchas.
Hoje, comprei o meu jantar por 2,50 euros. Não há melhor do que comer um chickenburger e um caldo verde quentinho em frente ao pc, enquanto estou a trabalhar.

Para a girls band e não só

Uma pessoa muito especial (Mary Jane, Mary Jane) enviou-me esta música. Disse-me que lhe fazia bem ouvi-la. Asseguro-vos que a mim, também faz bem. Por isso, recuo ao tempo dos discos pedidos e dedico esta música às minhas amigas. Àquelas que farão parte da girls band e às que não estavam presentes nessa noite.

Àquelas que estão sempre lá, nos bons e nos maus momentos. Nas noitadas, nos cafés, no ginásio, nas maratonas de trabalho,nos telefonemas parvos e até nas ameaças de morte :p

Obrigada por tudo... e siga a música

domingo, dezembro 03, 2006

Brilhante prestação

A MaisFutebol team teve uma brilhante prestação no karoke, alcançando um magnífico 3º lugar, graças a um grande empenho, concentração e algum talento (há que dize-lo com frontalidade).
Depois de um dueto que teve de ser repetido e depois alterado (que até contou com uma indumentária especial), a equipa já só via os últimos lugares no horizonte. Mas o elemento masculino esmerou-se e supreendeu os presentes com os seus dotes vocais - o verdadeiro superstar.
Eu lá fiz o que pude, porque aquilo nas mulheres estava muito renhido. Depois de cantar a Dido (só porque era fácil), segui o conselho das adversárias (posso tocar-te?) e cantei a minha música favorita da lista: Pink - Just like a pill. Parece que valeu a pena, a pontuação foi boa e eu diverti-me imenso.
Depois de três retificações, porque os contabilistas só viam zeros e eses (de Super Bock, claro está), foi o momento de atribuir os prémios. Para nós, veio o terceiro lugar, o que permitiu ascender à segunda posição na classificação geral.
Depois de tudo isto, tenho apenas a dizer... Há coisas fantásticas, não há?

Há imagens disto tudo, mas vou ter de negociar a publicação...

sábado, dezembro 02, 2006

Por falar em passagem de ano... Um grupo de amigos meus anda à procura de uma casa no Gerês para essa altura, alguém conhece alguma?

Passagem de ano

Nestas alturas ainda me dá mais saudades dos tempos de estudante, em que fazíamos aquelas mega-festas na casa da travessa de Cedofeita... bons tempos...

Karaokê??

Hoje é dia de karaoke. Uma vez mais fui convidada para participar nesse grande torneio que é o Quebra Ócio. É a segunda semana em que sou convidada pelos Seinfeld fans, mas acabo por representar a Mais Futebol Team, por falta de elementos (denoto aqui um padrão). O rouxinol da equipa anda a cantarolar José Cid lá pelo México, mas o meu companheiro de cantorias, o Alvarenga, vai mostar o que vale.
Por tudo isto, e depois de uma noite de ensaios, em que disseram que eu tinha a voz parecida com a Dido, adivinha-se uma grande tarde diversão... só tenho duas palavras a dizer: Me-Do

Ah, se houver fotos do Alvarenga vestido do Elton John, prometo que publico, não esperem ficheiros audio, porque não quero acabar com a pouca audiência que este blog tem :)

sexta-feira, dezembro 01, 2006

Intolerância

Confesso que me custou muito hoje ter de dar tempo de antena ao PNR, mas sou jornalista e não posso deixar de noticiar as coisas só porque a simples existência destes senhores me irrita profundamente.
Considero-me tolerante e de mente aberta, sempre pronta a ouvir e compreender em vez de afastar o que é diferente de mim, no entanto, ou talvez por isso, os partidos e movimentos de extrema-direita, como o PNR, a Juventude Nacionalista e a Frente Nacional me causem uma alergia semelhante áquela que tenho depois de comer maionese estragada.
Estas são as únicas pessoas com quem sou intolerante, mas, isso faz-me ser igual a elas e eu não gosto.